Algoritmos
Capacitação em Suporte Básico de Vida - SBV
O Suporte Básico de Vida (SBV) consiste em um conjunto de etapas e manobras executadas sequencialmente, que incluem avaliação e intervenção imediata em cada fase da Ressuscitação Cardiopulmonar(RCP).
Sobre
Este trabalho foi desenvolvido pelo Enfermeiro Prof. Maicon de Araujo Nogueira, sob orientação da Profª. Drª. Antonia Margareth Moita Sá, como Produto Tecnológico, parte da dissertação de mestrado intitulada: Ensino de Suporte Básico de Vida para alunos de Curso de Graduação em Enfermagem, apresentada ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia (ESA), Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Os autores desta obra autorizam a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e de pesquisa, desde que citada a fonte.
Declaração de conflitos de interesses
Os autores declaram que não há nenhum conflito de interesse comercial ou financeiro.
Que o Interesse é de cunho acadêmico, no sentido de estudar, ensinar e pesquisar sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP), Parada Cardiorrespiratória (PCR) e Suporte Básico e Avançado de Vida (SBV/SAV).
Objetivos
A educação em SBV destina-se a preencher as lacunas entre o desempenho real e o desejado, devendo possibilitar a aquisição de conhecimentos e habilidades aos provedores de SBV, melhorando a capacidade destes para reconhecer e responder aos pacientes em risco de parada cardíaca; melhorando o desempenho da reanimação; e assegurando as atividades de melhoria contínua da qualidade. Garantir que as vítimas de parada cardíaca recebam cuidados consistentes com o estado atual do conhecimento científico apresenta-se como um grande potencial para salvar milhares de vidas.
Os profissionais de Enfermagem geralmente são os primeiros que respondem a uma PCR e iniciam as manobra de SBV, enquanto aguardam a equipe de suporte avançado chegar. A aplicação imediata, competente e segura das manobras de ressuscitação por parte da equipe que primeiro intervém, são fatores que contribuem para o sucesso do atendimento e consequentemente, para a sobrevida neurologicamente intacta, nas pessoas que sofreram uma PCR. Assim, é preciso mobilizar as habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas inerentes à competência da equipe de enfermagem para atuar nessas ocorrências.
Partindo do pressuposto que o ensino é uma experiência planejada que facilita a aprendizagem, é fundamental o direcionamento do ensino ao público apropriado, e um programa de treinamento representa uma oportunidade ideal para chegar a um grande número de indivíduos com conhecimentos em manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e outras intervenções de SBV.
Aprendizado
O SBV é definido como a primeira abordagem da vítima em PCR, realizada de forma sistemática por um profissional da saúde ou por um leigo treinado, com o objetivo de restaurar e manter a circulação, a ventilação e oxigenação até a chegada de uma equipe de saúde e o início das intervenções de Suporte Avançado de Vida (SAV).
É inquestionável a necessidade de educação dos profissionais da saúde, estudantes e população em geral para o atendimento ao paciente em situação de Parada Cardiorrespiratória (PCR).
Desta forma, este ambiente virtual foi desenvolvido para subsidiar educadores e profissionais da saúde que atuam no contexto de urgência e emergência, como subsídio metodológico para a elaboração de programas de treinamento em SBV, com o objetivo de formar indivíduos capacitados tanto na execução qualitativa, quanto no ensino de SBV, levando em consideração que o Enfermeiro é líder da equipe de Enfermagem, e entre outras atribuições é responsável pela educação permanente da equipe. Além disso, este conhecimento pode possibilitar aos discentes exercerem o papel de multiplicadores, reforçando sua responsabilidade e compromisso profissional perante a sociedade, independente de sua especialidade e em todos os níveis de atenção a saúde.
O conteúdo está distribuído em sete módulos - Aspectos Teóricos, Suporte Básico de Vida, Epidemiologia, Conceitos, Anatomia e Fisiologia, Algoritmos, Simulação e Questões - nos quais você poderá obter um aprendizado individualizado, sendo possível acessar cada módulo de forma independente, avançando e retrocedendo sempre que necessário.